quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CRIMES TIPOGRÁFICOS



o que tem de bom:
home fonts shop zine about coletivo links contact

é bem bacana a forma como lidam com as fontes

Sobre
Crimes Tipográficos é um projeto colaborativo, iniciado no ano de 2000, na cidade de Recife Brasil, pelos designers Damião Santana e Fátima Finizola.

Surgido a partir de uma brincadeira na Pós-graduação em Design da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, os primeiros Crimes Tipográficos eram ilustrações desenvolvidas a partir de tipos, pelo designer Damião Santana, para um projeto editorial realizado durante o curso. Mais adiante, com a disciplina de Tipografia Digital ministrada por Priscila Farias, inicia-se de fato o projeto das primeiras fontes que caracterizariam o grupo experimental como uma fonthouse. Desde então os Crimes Tipográficos se transforma num dos projetos paralelos do Estúdio Corisco Design e mais adiante abre suas portas para novos colaboradores.

Dentre os nortes inspiradores dos projetos tipográficos do CT estão a estética vernacular e o experimentalismo gráfico, que são percebidos nas fontes de título que fazem referência a tipografias populares ou nos dingbats que transitam pelo nonsense e temáticas que refletem a cultura brasileira.

Atualmente a proposta do grupo é abarcar não só designers de tipos como quaisquer pesquisadores ou profissionais de áreas afins, como a fotografia e o cinema, que encontrem na tipografia uma fonte de inspiração para o seu dia-a-dia.

O grupo possui trabalhos reconhecidos no âmbito nacional e internacional pela Bienal Letras Latinas, Mostra Tipografia Brasilis e Salão Pernambuco Design. A fonte Zabumba City foi reconhecida na América Latina sendo selecionada para a Bienal Letras Latinas 2006, bem como para o Salão Pernambuco Design 2008. As fontes Capoeira e Zabumba Folk também foram selecionadas para a 3ª Mostra Tipografia Brasilis e para o Salão Pernambuco Design 2006. Algumas fontes experimentais elaboradas na fase inicial da fonthouse foram publicadas no livro Fontes Digitais Brasileiras.

Hoje o CT se empenha em enriquecer e divulgar a cultura tipográfica brasileira, através de oficinas e palestras, bem como no contato diário com o cliente que consome tipografia através de projetos gráficos e editoriais.

http://www.crimestipograficos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário